GUIA DE MANUTENÇÃO DA TUCSON
LUBRIFICANTE PARA O MOTOR
5W20 ou 5W30 (Sintético)
Alternativo
10W30
fonte: manual do proprietário Tucson
OBS: nunca use lubrificantes mineral ou semi-sintético
Todos eles precisam atender aos seguintes requisitos: API SJ, SL ou superior, ILSAC GF-3 ou superior. Sempre trocar a cada 10.000km ou 6 meses junto com o filtro do mesmo, utilize lubrificantes da Shell, Petrobras, Ipiranga ou marcas similares. Para verificar o nível do lubrificante, deixe seu carro em local plano veja na marcação da vareta se o nível está entre a letra "F" MÁXIMO e "L" MÍNIMO.
Caso o nível estiver abaixo é só completar com cuidado, agora caso esteja acima o que vai ser muito difícil, você precisará ir até um posto ou oficina para pedir a retirada do excesso para não dar problemas sérios ao motor.
DICA: Muitos proprietários trocam o lubrificante na faixa de 7.500 ou no máximo 8.000 mil km rodados, isso acaba dando "folga" para o motor trabalhar com o lubrificante antes que fique fino demais.
OBS: Mesmo tendo como alternativa lubrificantes como 10W30, utilize sempre o 5W20 ou 5W30, além de ajudar na economia de combustível por forçar menos o motor, seu Hyundai Tucson é projetado para rodar com esse tipo por toda sua vida útil independente da quilometragem. O que protege seu motor não é um lubrificante mais grosso e sim usar o de especificação correta indicado pelo fabricante.
FLUÍDO DA TRANSMISSÃO MANUAL/AUTOMÁTICA
2.0 e 2.7 v6 AUTOMÁTICA – ATF DEXRON III
2.0 Manual – API GL – 4 SAE 75W90
O fluído de transmissão é trocado respeitando o manual do modelo de cada Tucson ou orientação do seu mecânico de confiança, na troca do lubrificante de motor peça sempre avaliação do estado do mesmo como coloração e viscosidade fora do padrão e veja a necessidade de troca ou não.
OBS: Para troca de fluído é necessário deixar o mesmo sair da caixa por si só, depois completar e rodar por 15 dias, feito isso volte até a oficina e esgote novamente o fluído, após completar estará finalizado. Isso acontece porque o conversor de torque retem 30% desse lubrificante e assim seria necessário a desmontagem da caixa para poder fazer apenas uma vez, o que torna muito inviável essa prática e custosa demais.
ARREFECIMENTO
DOT4 Verde – Etilenoglicol
A mistura deve ser feita com 50% de etilenoglicol e 50% de água desmineralizada.
Trocar a cada 24 meses ou a cada 45 mil km, no caso o que ocorrer primeiro. Podem ser utilizados aditivos de marca como Bardhal, Radiex, ACDelco e de marcas similares.
DICA: Manter o sistema de arrefecimento em dia ajuda na economia de combustível, verifique também as mangueiras quando for fazer as revisões, pois 70% de abertura de motores são por defeitos apresentado no sistema de arrefecimento do veiculo.
Verifique sempre o nível até você pegar o ritmo e saber de quanto em quanto tempo será necessário completar o liquido refrigerante, nunca faça isso com o motor quente, apenas com ele frio.
OBS: Muitos aditivos já vem escrito PRONTO PARA USO ou CONCENTRADO, de preferência ao concentrado para que você faça a diluição com água desmineralizada na sua casa obedecendo 50% por 50% a mistura. Caso tenha apenas água em seu sistema, se dirija até um oficina mecânica e peça uma avaliação se pode ou não usar aditivo, carros com sinal de muita corrosão pode apresentar problemas ao colocar aditivo no motor.
PNEUS
Original: 235/60 R16
Usar pneus de marcas boas como Michelin, Brigestone, Dunlop, Pirelli, Goodyear e Continental, há marcas como Kunho que muitos usam e relatam que tem vida útil média de 30 a 35 mil km.
DICA: Nunca use pneus de marcas duvidosas ou do tipo Remold, a Tucson é um carro de 1600kg, um pneu desse tipo pode haver um desgaste prematuro ou até causar acidentes fatais. Se não optar pelo rodízio, toda vez que trocar os seus pneus, sempre coloque os novos atrás e o mais desgastados na frente, isso ajuda a manter a estabilidade do veiculo.
OBS: Evite ao máximo alterar medidas de aro e pneus fora do recomendado, o carro pode apresentar comportamento estranho como falta de estabilidade podendo ocorrer acidentes, sempre faça esses procedimentos com profissionais da área. Se for muito a sítios e fazendas veja se não é mais viável colocar pneus mistos para maior durabilidade.