top of page

O Tucson, é um utilitário esportivo médio da Hyundai lançado em 2004, o nome do carro foi inspirado na cidade de Tucson, no ArizonaEstados Unidos.
 

Seu projeto durou 5 anos para ficar pronto, teve a Porsche Cayenne como inspiração na sua construção, no Brasil chegou em 2004 com as seguintes versões GL 2.0 16v com opção de câmbio manual e automático, GLS 2.0 16v automático e a versão mais completa GLS 2.7 v6 onde tinham 4x4, piloto automático, controle de estabilidade, controle de tração e teto solar.
 

Também veio ao Brasil as versões com motores a Diesel, mas devido ao valor muito alto na época ela não fez muito sucesso tornando muito uma missão quase impossível encontrar um exemplar rodando em nosso país.

​

Considerado o importado mais vendido no Brasil, o Hyundai Tucson representou uma nova era para a empresa coreana , tanto no design como nas vendas. Graças às linhas simples, porém bonitas e aliado com um bom preço, interior bem acabado e bem equipado.

 

O Tucson tem sido a primeira opção para quem quer um carro que se destaque na cidade devido à agilidade, conforto e segurança.

​

Em 2010 a Hyundai lança a segunda a geração da Tucson, mas no Brasil e Europa ganhou o nome de IX35, seria uma tentativa da Hyundai de padronizar os nomes de seus carros em números, como i10, i20, i30 e lembrando em alguns lugares a Vera Cruz é conhecida como ix55.

​

Talvez nesse ponto foi que a Hyundai pode ter dado o tiro no próprio pé, sem o nome Tucson na traseira não fez ela engrenar as vendas como sua irmã mais velha e com isso hoje poucos tem interesse na ix35, apesar de ser uma baita SUV tão boa quanto com motor somente a gasolina de 168cv, câmbio manual de 5 ou automático de 6 marchas, algumas versões tinham 4x4 e teto solar.

​

Em 2013 assim como sua irmã, começou a ser fabricada em Anápolis-GO e dividiram a linha de montagem, com isso a ix35 ganhou motor Flex entregando 178cv com etanol e agora só é vendida com cambio automático de 6 marchas e sem opção de cambio manual, em 2016 passou por uma repaginada e com isso seu motor perdeu força, com etanol entrega apenas 167cv e com gasolina 157 cv.

​

No final de 2016 após um ano do seu laçamento oficial da terceira geração da Tucson, ela desembarca ao Brasil ( para nós a segunda geração ). Para se ver a diferença ao usar o nome de um carro já conceituado, observamos que os donos atuais de Tucson estão "oriçados" em poder adquirir, mas o preço atual que parte em torno de R$140.000,00 acaba sendo um empecilho.

​

O motor é 1.6 turbo, gasolina, com 177cv e cambio 7 marchas, chega em 3 versões como GL, GLS e LIMITED, mas não se engane achar que esse motor é fraco para puxar os 1624 kg, com o turbo em ação o carro tem torque de 27 kgfm a 1500 RPM, muito maior que a Tucson 2.7 v6 com torque de 24,6 kgfm a 4000 RPM que era a mais potente do mercado.

​

CURIOSIDADES

​

Em 2009 o Hyundai Tucson 2.7 v6 passou por um teste nos Estados Unidos feito pela National Highway Traffic Safety Administration ( NHTSA ),  é uma agência do Poder Executivo do governo dos EUA , parte do Departamento de Transporte . Ele descreve sua missão como "Salvar vidas, prevenir lesões, reduzir acidentes relacionados a veículos".

​

Após os rigorosos testes sua nota foi a máxima com 5 estrelas em segurança no quesito colisão frontal e lateral tanto para o motorista quanto para os passageiros, uma estrela a mais do que foi dado pela Euro NCAP.

​

O Hyundai Tucson recebeu prêmios do prêmio Best Crossover do Canadian Car of the Year para 2005.

​

O Hyundai Tucson foi nomeado como um dos veículos mais confiáveis ​​da pesquisa de confiabilidade Consumer Reports 2009 .

​

COMO SURGIU

bottom of page