top of page

DICAS PARA COMPRA SUA TUCSON USADA


Muitas pessoas quando resolvem comprar uma Tucson usada, surgem duvidas do que observar e sabemos que ela é uma ótima SUV com bom custo benefício. Então vamos listar tudo aquilo que você precisa observar na aquisição da sua Tucson e evitar a probabilidade de o carro apresentar algum defeito futuro.


O ideal é que você visite não só uma, mas quatro pelo menos e faça um teste drive em todas e só assim você descobre algo errado caso alguma apresentar.


1 – Verifique o estado da lataria se não tem muitos amassados, riscos, ondulações onde indica que pode ter sido reparada, o alinhamento das frestas das portas, tampão e capo não podem ser desigual, muitos acabam tendo espaço de um dedo, nesse caso é melhor descartar a compra. Indicio de que o carro sofreu colisão e foi mal reparado.


2 – Verificar o estado dos pneus se estiver muito desgastado evite a compra ou negocie o preço, pois cada pneu custa em média R$500,00 á R$600,00 e se forem os quatro que necessitam da troca, faça as contas...


3 – Veja os faróis se não estão muito amarelados, caso sim eles também precisam ser trocados, com isso você vai ter problemas de luminosidade a noite e também pode ser multado.


4 – Olhando o lado interno, observe como está seu estado de conservação, carro mal cuidado é sinal de problemas, pois se nem o que é aparente o dono cuida imagina partes mecânicas que são escondidas.


5 – Peça para o dono ou vendedor ligar o carro, nesse momento fique atrás do carro observando o escape, caso ele soltar fumaça de cor azul é sinal que o motor pode estar apresentando “cansaço” ou há algo errado internamente. Isso pode ocasionar a abertura do motor para reparo. Lembrando que motor de Tucson dura em média 400 a 500 mil km sem dar retifica, caso seja uma Tucson com baixa quilometragem, então foi muita mal cuidada.


6 – Com o motor ligado abra o capo e observe barulho do motor e tente notar algo diferente, de algumas aceleradas, mas com calma por que o motor ainda está frio. Faça um teste drive com ela e quando o motor estiver quente ai sim de umas pisadas legal e veja o comportamento ou se sai fumaça azul do motor em alto giro.


7 – Verifique se tudo funciona no carro, como parte elétrica e outros itens. Tente escutar barulhos interno e suspensão com o carro em movimento.


8 – Não importa ano ou quilometragem isso não é descarte no caso da Tucson e muitos outros por ai, muitos carros com 140 mil ou até 200 mil km estão melhor do que os com menos 100 mil por exemplo. Mas cuidado o hodômetro digital é mais fácil de alterar a quilometragem real do que o analógico.


11 – Veja se as revisões estão em dia, muitos usam até carimbos falsos de rede autorizada para mostrar que está tudo ok, mas basta uma ida até local e fornecer algumas informações do veiculo e ele informa se é real ou não as revisões.


10 – Se possível leve em algum mecânico e peça para fazer uma avaliação do carro e dar o aval para negociar o mesmo.


DEPOIS DA COMPRA


Agora caso bata o martelo e adquira o carro, então veja agora os cuidados que você terá que ter com sua Tucson. Caso você compre de alguma familiar, amigo ou parente que você tenha plena confiança, pode ficar tranqüilo, mas caso fique com pé atrás, ou seja, compra com desconhecidos, então vamos prevenir do que remediar e faça isso na hora que sair da loja ou fechar negocio.


1 – Leve ao mecânico e peça uma geral em tudo, troque óleo e coloque o original, mesmo que aleguem que ela foi revisada, desconfie porque muitos colocam óleo bem grosso como 20w60 e mais alguns aditivos para esconder problemas de motor, troque filtros de gasolina, óleo e todo kit.


2 – Peça troca do liquido refrigerante e coloque a mistura de 50% de etilenoglicol e 50% de água desmineralizada.


3 – Peça uma verificação nas correias dentada, de alternador, direção e ar condicionado caso apresente desgaste, mande trocar tudo.


4 – Inspecione o óleo de cambio e veja se é necessária a troca.


5 – Peça para verificar se os airbags ainda estão no lugar, caso tenham sido acionados e não foram reposto você ter problema na hora de uma colisão.


6 – Veja como estão os freios como pastilha e fluido, lembrando que o modelo GL não tem ABS, mesmo que seja afirmada pelo vendedor descarte essa informação, pois não existe essa versão com esse dispositivo no Brasil. Para tirar a prova é fácil, ao girar a chave no contato tem que acender a luz de painel indicando o ABS e basta uma freada brusca que você vai sentir o carro travar as rodas.


7 – Nas versões 2.7 v6, assim que possível procure estradas de terras e faça o teste do 4WD. Não tente testar no asfalto.


Há empresas especializadas em fazer vistoria que emitem laudos com todas as informações sobre carro, com isso pode evitar dores de cabeça. Mesmo com todos esses cuidados nunca estaremos livres de defeitos ou fraudes na hora da venda, por isso todo cuidado é pouco, documentos também exigem atenção como qualquer outro carro.


Qualquer duvida o site Clube Tucson fica a disposição através de seus canais de comunicação.


Acesse o link abaixo e veja nosso guia de manutenção.


bottom of page