COMO REDUZIR O CONSUMO DA TUCSON
Há dois anos estudo a Tucson afundo e sempre ouvi durante esse tempo de seus donos sobre o elevado consumo de gasolina ou etanol. Vou falar a seus atuais e futuros proprietários que estão pesquisando sobre esse carro, a Tucson não bebe e vejo vários carros por ai fazendo a mesma média ou pior.
Para ser bem sincero quem compra carros de porte como SUVs média e grande, sedans médios e hacth esportivo, não pode se apegar a consumo e sim ao seu conforto, potencia e segurança. Caso você hoje acha muito ruim que um carro desses faça 5 a 7 na cidade e 8 a 10 na estrada, peço que reveja a sua prioridade e que procure por carros mais econômicos como compactos.
Outro ponto é que o brasileiro está cada vez mais se apegando a carros grandes principalmente as SUVs, mas não desapega do consumo dos carros pequenos com motores 1.0 e 1.4 e carros grandes e com motores potentes sempre acabam sendo mais gastões e não da para exigir menos. Lógico que tem modelos que fazem médias melhores, mas o bolso pode não suportar seu preço de compra e custo de manutenção e acaba sendo o contra de ter um na garagem.
O motor 2.0 de 140cv talvez não seja o ideal para um carro desse porte pesando 1580 kg, o correto seria ter um motor com mais cavalos de potencia, um exemplo, seria na faixa de 160cv a 170cv para ganhar fôlego. Observem que os motores 2.7 v6 de 175cv e 180cv são uns verdadeiros foguetes e suas médias são de 1 litro a mais de autonomia que os 2.0 isso é fato. O motor com mais força sofre menos para puxar o peso e exige menos aceleração evitando o gasto excessivo de combustível.
O seu cambio não é o ponto principal do alto consumo, pois os modelos GL com caixa manual de 5 marchas não tem autonomia considerável, são bem próximos aos modelos automáticos.
Agora precisa ter muito cuidado para que essa média de consumo não fique muito abaixo, ai sim se torna um carro beberrão. Fui buscar na internet varias informações e dicas para quem tenta reduzir o consumo da Tucson ou qualquer outro carro.
1 – Mantenha os pneus calibrados com 30 libras tanto vazio quanto com carga máxima e verifique a cada 10 ou 15 dias da sua Tucson. Mantenha a geometria do carro em dia.
2 – Manter seu sistema de arrefecimento com liquido refrigerante a base de etilenoglicol (cor verde), diluir com água desmineralizada e não de torneira e deixar em 50% para cada um, ajuda seu motor a trabalhar na temperatura ideal por mais tempo.
3 – Verificar as velas de ignição, sistema de injeção, filtro de ar, filtro de gasolina, filtro de óleo de motor e o óleo em si.
4 – Retire peso extra do carro, veja se está levando muita “tralha” no carro que não seja útil, carro mais leve fará menor esforço para andar.
5 – Desligue o motor do carro quando precisar ficar parado por mais de 2 ou 3 minutos em algum local, exemplo, aguardando alguém ou até no transito.
6 – Dirija de forma correta a sua Tucson, troque as marchas no momento certo sem esticar demais quando não for necessário. Nas automáticas acelere com suavidade e tente manter entre 1500 a 2000 giros, lembrando que carro com giro muito alto ou baixa demais, consome combustível além do necessário.
7 – Em rodovias utilizar o ar condicionado acaba até sendo mais econômico que deixar janelas e teto solar aberto, abaixo de 60 km/h as janelas podem ser abertas acima disso, janelas fechadas se consome menos gasolina segundos estudos pelo site site Daily Fuel Economy Tip.
8 – Utilizar gasolina aditiva ou comum pode ter o resultado igual, postos e propaganda dos frentistas é que gasolina aditivada ou Premium faz seu carro ficar mais econômico. Essa informação está errada, esses tipos de gasolina só usa de forma constante caso o manual da sua Tucson orientar para o uso dos mesmos. Pelo contrário não há necessidade, veja no link a seguir uma matéria sobre tipos de combustíveis. http://www.icarros.com.br/noticias/manutencao-e-servicos/entenda-a-diferenca-entre-os-combustiveis-vendidos-no-pais/16237.html
9 – Utilizar gasolina aditivada ajuda a manter o sistema limpo, você pode optar por sempre abastecer de modo esporádico um tanque cheio de gasolina aditivada a cada dois ou três meses no máximo, pode ser usado junto o aditivo para ficar mais concentrada. Mas cuidado caso seu carro esteja mais de oito meses sem utilizar esse tipo de combustível, então faça isso de modo gradual como 10% aditivada depois 20%, 30%, 40% e assim por diante do total de gasolina comum até chegar aos 100%.
10 – Abastecer sua Tucson em rede de postos confiáveis, alguns veículos que tem comportamento melhor com gasolina de determinada rede de posto do que de outras, então faça o teste para saber se a sua Tucson sofre com isso.
11 – Utilize o piloto automático quando disponível na versão da sua Tucson, ele ajuda a manter a velocidade constante do carro.
12 – Por fim e o mais importante de todos, mantenha as revisões em dia da sua Tucson, isso ajuda evitar o consumo elevado de combustível e também para não ter problemas mecânicos.
13 – Caso nada de certo das dicas anteriores, conforme se com sua Tucson e seja feliz, caso ainda fique pesado para você manter ela, sente e pense se vale apena ter uma na sua garagem e busque alternativas como ter um carro mais simples para os afazeres do dia a dia. Pesquise e veja se é viável para você instalar o GNV geração 5.