top of page

QUAIS SÃOS OS PNEUS E CALIBRAGEM CORRETAS?


Quando o pneu da sua Tucson chega ao fim da vida útil vem uma dúvida na cabeça, qual pneu comprar?


Pois bem a medida padrão é o pneu é aro 16 235/60 e deve ser obedecido, caso queira trocar essa medida precisa verificar se o carro não terá comportamento inadequado como falta de estabilidade em curvas. Colocar um pneu mais largo pode comprometer o consumo de combustível, pois a área de contato com o solo será maior, o carro ficará mais “agarrado” ao solo exigindo uma força maior do motor para sua locomoção, tendo resultado um consumo mais alto ás vezes e quem anda bastante pode sentir no bolso.


A Tucson como qualquer outro carro foi testada com alguns tipos de pneus até a finalização do seu projeto fosse achada as medidas exatas que o carro melhor se comporta, não há necessidade de ficar trocando as medidas, a Tucson já tem um bom projeto e muito acertado no quesito estabilidade em conjunto com sua suspensão e pneus.


QUAL A MELHOR MARCA?

Hoje temos várias marcas no mercado que são boas opções de compra como Michelin, Pirelli, Goodyear, Bridgestone, Continental, Hankook, Yokohama e Dunlop. Há donos que usam a marca Kunho e dizem ter boas experiências.


Evite ao máximo usar pneus do tipo Remold ou até os riscados vendidos em borracharias, esses pneus podem não aguentar a rodar na Tucson, ela já um veiculo pesado com 1600 kg vazio, imaginem a pressão sobre os pneus com ela carregada com sua carga máxima?!

Um bom pneu dura em média na Tucson cerca de 35 a 40 mil km, então sempre mantenha o carro alinhado, calibragem correta e evite freadas bruscas que pode até rodar um pouco mais tranquilamente.


FAÇO OU NÃO O RODIZIO?

Se optar por fazer o rodizio respeite o tempo certo da troca de posição de cada pneu, caso resolva não fazer o rodizio sempre coloque os pneus novos na parte traseira e os mais velhos na parte da frente, dessa maneira o carro se mantem estável e nada poderá acontecer de errado.


Lembre se do estepe na hora da troca, pneus tem prazo de validade de cinco anos, caso esteja vencido terá que ser feito sua troca, no caso que algum ainda tiver vida útil dos que forem retirados e dentro da validade, você pode deixar de estepe, mas precisa mesmo estar bom para uso.


QUANTAS LIBRAS UTILIZAR NOS PNEUS?

Vazia ou carregada use 30 libras, alguns motoristas colocam no máximo 32 libras para ficar sempre próximo do ideal, pois com passar dos dias ele vai perdendo pressão, dias de frio se perde mais rápido que com calor. Alguns carros variam essa pressão por estar leve ou pesado, na Tucson nada muda. Não seguir as orientações do fabricante do pneu porque um modelo de pneu é utilizado em vários modelos de carros e não é exclusivo de um só, quem decide a calibragem correta é o fabricante do automóvel, pois como já citei anteriormente, eles fazem incansáveis testes para saber o que melhor utilizar.


Ao calibrar os pneus leve sempre no mesmo posto e de preferencia aquele que esta mais perto de sua casa, se rodar determinada distancia os pneus já podem não estar mais em seu estado natural de pressão. Mantenha o habito de verificar a cada 10 dias no máximo e faça com eles frios, logo pela manhã é ideal, nunca se esqueça do estepe hora ou outra você vai precisa dele não é mesmo?!


QUAL TIPO DE PNEU USAR?

A Tucson é uma SUV e como característico dessa categoria, podem ser utilizados como fora de estrada, principalmente os modelos 2.7 v6 que tem tração 4x4. Nesse caso você precisa avaliar se é melhor tem um pneu só para terra, só para asfalto ou que seja misto para utilizar nos dois tipos de solo.


Por isso você precisa analisar fazendo as contas, por exemplo, quantos quilômetros você roda por mês e onde ele fica na maior parte do tempo, se for 50% ou máximo de 70% para um ou outro, tente optar pelo misto, se permanecer com o modelo para asfalto, observe seu desgaste. Pois o de asfalto é que será mais exigido em rodovias para andar em altas velocidades na média de 80 a 120 km/h.


Caso a média seja acima de 70% na terra, veja se é viável utilizar só o modelo para terra, se for 90% ou até 100% nem pense muito, compre modelo para terra e terá mais atrito com o solo, já que o modelo de asfalto pode rasgar fácil ao passar por pedras pontiagudas e patinar no barro.


Esses pneus costumam ser mais caros de uso misto ou uso na terra, por isso precisa ser bem pensado essa compra, agora uma vez na vida outra na morte como muitos dizem, fique tranquilo e utilize o modelo para o asfalto.


Segue abaixo um link com boas dicas sobre o pneu, vale sua leitura.

bottom of page