PORQUE TUCSON V6?
Muita gente se pergunta de onde vem essa letra V se o motor da Tucson é de seis cilindros e não há a letra V sequer?! Para entender o porque do chamado motor V6, vamos conhecer um pouco mais dos tipos e modelos existentes no mercado que equipam os carros.
Atualmente existem motores de três, quatro, cinco, seis, oito, dez e doze cilindros que são os mais comuns aplicados em carros de passeio. No espaço no carro onde fica o motor é chamado de COFRE, então no momento de projetar o carro os projetistas precisam saber suas dimensões e motorização desejada pelo fabricante e assim projetar um motor mais adequado o possível para o veículo.
Quando o motor é de três, quatro ou cinco cilindros é muito fácil sua instalação no carro, mas quando se trata de um motor de seis, oito, dez ou doze cilindros a coisa fica complicada pelo tamanho e nesse caso eles podem optar pelo formato em V e assim ficar mais compacto ao invés de manter ele em linha e ocupar muito espaço no cofre.
Vamos entender melhor com as figuras abaixo de como isso funciona, o motor a seguir é de três cilindros em linha utilizado, por exemplo, no Hyundai HB20, Ford Ka, Nissan March, Volkswagen Up e entre outros.
O outro motor a seguir é de quatro cilindros em linha utilizado na maioria dos carros e os mais comuns de serem vistos.
O próximo motor é de seis cilindros em linha, a BMW utiliza muito essa configuração de motores em seus carros, observem como a frente de seus veículos costumam ser mais compridas que o normal, é necessário essas dimensões para acomodar um motor desse porte.
Agora que se faz é compactar esse espaço, então o motor é feito em formato de letra V, de um lado fica três cilindros e do outro mais três, a figura abaixo é parecido com a da Tucson 2.7 v6. Percebam a linha amarela fazendo a letra V.
Abaixo segue um motor V8
E por fim um motor V12.
Agora depois de ler esse artigo, ao falar que um carro tem um motor V6, V8, V10 ou V12 você saberá que ele é do formato de V iguais das fotos que você acabou de observar, mas cuidado que nem todos motores de seis, oito, dez e doze são em V, eles podem ser em linha dependendo de cada projeto, pode também haver casos de motores fora do padrão abordado aqui como de cinco, sete, nove, onze ou até o que cada empresa decidir fabricar, basta saber se é em linha ou em V.
Outros motores que pouco se fala é os de configuração BOXER, esses modelos são de cilindros contrapostos podemos dizer que ele é deitado ao invés de fazer a letra V em seu formato, ele é plano dividindo seus cilindros de um lado para o outro assim como em V. Observe a figura abaixo para entender melhor.
Esses tipos de motores por suas características diferentes a sua altura é menor, mas a sua largura acaba sendo maior e se o cofre do motor for pequeno, havendo uma complexidade no manuseio em relação aos em linha ou V, eles são utilizados, por exemplo, Fusca, Subaru, Porsche e entre outros.