top of page

COMO UTILIZAR O PILOTO AUTOMÁTICO?


O CRUISE CONTROL que também é conhecido como piloto automático (PA*), serve para dar um conforto ao motorista e muitas vezes ajudar no baixo consumo de combustível.


Primeiro vamos localizar o dispositivo por inteiro, observe no volante que tem uma pequena alavanca junto a ele na parte de trás do lado direito no desenho de abertura, ele está escrito CRUISE como na figura abaixo.

Agora abra o capo do motor e de frente para ele, procure do lado esquerdo o módulo do PA, como a figura abaixo, fica atrás do reservatório do fluido de direção hidráulica.


Caso sua Tucson não tenha, veja se é possível em uma CCS mais próxima a instalação ou algum lugar de confiança que possa fazer isso, na internet é fácil encontrar kits de instalação de PA universal ou da própria Hyundai.


Abaixo segue uma foto caso sua Tucson possa ter um PA instalado que não seja original, a diferença da alavanca é que ela é fixa do lado esquerdo e não ao volante como é de fabrica.


Então vamos as instruções de uso:


1 – Ligue o PA apertando o botão da alavanca e observando se a luz indicadora CRUISE está acessa no painel.

2 – Para ativar mantenha aceleração até a velocidade desejada, por exemplo, 100 km/h e de um toque na alavanca do PA para baixo, em seguida tire o pé do acelerador e observe que o carro irá manter essa velocidade, caso ele comece a diminuir refaça o procedimento.


3 – Após a necessidade de pisar no freio, mantenha o carro acima dos 40 km/h e de um toque no PA para cima e tire o pé do acelerador, o carro irá aumentar a velocidade em alguns segundos. Ao aumentar a velocidade acima do programado, basta tirar o pé do acelerador e dar um toque no PA para cima que ao chegar à velocidade programada ele o manterá.


4 – O PA pode ser desativado ao pisar no freio, acelerando, dando um toque para o lado do volante ou simplesmente desligando-o, feito isso observe que o carro diminuirá a velocidade.



6 – Em declives acima de 6% fique atento, o PA não freia o carro para manter a velocidade desejada, apenas para de acelerar e com isso o carro ganha velocidade sozinho pela própria inercia, por isso use os freios para controlar a velocidade e ao chegar a pista plana, faça o procedimento do item 3.


7 – Em aclives acima de 6% observe que ele ficará inconstante ao tentar controlar a rotação do motor e velocidade. Nesse caso acelere você mesmo, ao chegar a parte plana da pista, faça o procedimento do Item 3.


DICAS E MACETES


1 – Utilize o PA apenas em rodovias com transito livre para ter conforto, para ajudar na economia de combustível ele precisa ficar ativado de forma constante por médias e longas distancias.


2 – Evite utilizar quando o transito estiver intenso ou em perímetro urbano, você vai precisar desativar e ativar ele o tempo todo, isso não é bom para o módulo além de ser uma chatice, lembrando que o PA só funciona acima dos 40 km/h.


3 – Quando estiver abaixo da velocidade programada, acelere até ficar no mínimo de 20 a 10 km/k do desejado, só depois de o toque para cima. O PA tem o “pé pesado”, ele não aumenta a velocidade de forma gradativa, ela arranca com o carro de forma “violenta”, quando se está muito perto ele acelera de forma natural.


4 – Quando quiser alterar a velocidade programada, siga o procedimento do item 2.


5 – Caso não veja algum resultado satisfatório no quesito economia de combustível, fique despreocupado porque objetivo principal do PA é dar conforto ao motorista.


*A sigla PA foi criada apenas para escrever este artigo e assim abreviar o nome piloto automático.


bottom of page